A governança de uma empresa é de vital importância para o funcionamento do ambiente de trabalho e está comprometida a implantar as melhores práticas de tomada de decisão e gestão cotidiana dos negócios. contribuindo para a construção de uma cultura organizacional ética, responsável e justa.
A Samarco busca atrelar suas práticas de governança às referências de mercado e de seus acionistas, além de adotar a premissa de atuar de forma responsável para com o futuro da mineração.
Nosso objetivo é exercer uma mineração ética, com metas claras e canais de comunicação acessíveis e transparentes. Nossas ações estão em linha com as políticas e legislações nacionais e internacionais, com foco em direitos humanos, combate à corrupção e a fraudes, concorrência justa e conformidade legal e tributária.
-
Ética, Governança e Transparência
-
Desenvolvimento Humano e Organizacional
ÉTICA E TRANSPARÊNCIA
A ética e a transparência desempenham um papel fundamental no contexto da governança empresarial. Elas estão relacionadas à conduta moral e ao comportamento correto e justo por parte dos líderes e empregados. A Samarco está comprometida em cumprir políticas e legislações, respeitando os direitos humanos, combatendo a corrupção e assegurando uma concorrência leal.
Durante o ano de 2023 foi desenvolvida a nova página do Canal de Ética no site da Samarco e divulgado também o primeiro Relatório Anual do canal, com os principais indicadores relativos aos relatos recebidos naquele ano. Os dados são públicos e podem ser acessados através do link https://www.samarco.com/canal-de-etica/.
Ambição: Ser uma empresa ética, sem práticas de corrupção, suborno e fraude, com sistemas robustos de governança e transparência corporativa, que promovam a conduta íntegra de seus empregados e dos seus negócios, sendo esses multiplicadores do valor Integridade de forma a alcançar, também, fornecedores, comunidades e familiares.
GOVERNANÇA DE SUSTENTABILIDADE
A governança de sustentabilidade é um conjunto de princípios e práticas adotados por uma organização para integrar a sustentabilidade em sua estratégia e operações. Envolve a definição de políticas claras, a identificação e gestão de riscos e oportunidades associados à sustentabilidade.
Ambição: Estabelecer uma cultura sólida e transparente de governança para a sustentabilidade, adotando práticas de gestão responsável e ética em todas as operações.
ENGAJAMENTO DE PARTES INTERESSADAS
O engajamento de partes interessadas é essencial para garantir a transparência, a responsabilidade e a legitimidade das ações da Samarco. Este compromisso proporciona que vozes de diferentes grupos sejam ouvidas, permitindo uma tomada de decisão mais informada e abrangente.
Nesse tema são acompanhadas as questões concernentes à comunicação de resultados por meio do Relatório de Sustentabilidade () e de reputação. Comprometida em fortalecer seu relacionamento com as partes interessadas, a Samarco busca maior colaboração e diálogo aberto. .
Ambição: Estabelecer relações de confiança com todos os stakeholders, comunicando de forma responsável, inclusiva, ética e transparente seu desempenho em sustentabilidade.
CADEIA DE FORNECIMENTO SUSTENTÁVEL
Buscamos contribuir para o desenvolvimento socioeconômico dos territórios de atuação da empresa em Minas Gerais e no Espírito Santo. A cadeia de fornecimento sustentável refere-se à seleção e gestão de fornecedores que adotam práticas sustentáveis em suas operações. Isso implica considerar não apenas a qualidade e o custo dos produtos ou serviços, mas também o impacto social, ambiental e ético de toda a cadeia de suprimentos.
É fundamental para a Samarco que suas ações influenciem e façam parte da realidade das empresas fornecedoras, mantendo interações contínuas além dos critérios e requisitos de seleção e homologação. Através dessa abordagem, a empresa busca impulsionar a inovação, reduzir riscos, agregar valor à sua marca e atender às expectativas dos stakeholders
Ambição: Promover uma Cadeia de Suprimentos Sustentável com critérios transparentes de seleção de fornecedores com práticas responsáveis, visando reduzir o impacto ambiental e promover a responsabilidade social.
Meio Ambiente
• Água
• Biodiversidade
• Resíduos, rejeitos e estéril
• Gestão atmosférica e climática
Engajamento Social
• Comunidades anfitriãs
• Desenvolvimento territorial
• Diversidade, equidade e inclusão
• Pessoas
Governança
• Ética e transparência
• Governança de sustentabilidade
• Engajamento de partes interessadas
• Cadeia de fornecimento sustentável
Reparação
• Diálogo
• Pessoas e comunidades
• Terra e água
• Reconstrução e infraestrutura